Os Dez Comandos

Os Dez comandos dos Noves Divinos

Akatosh, a entidade suprema dos Noves Divinos, sabendo da imperfeição dos mortais, redigiu os Dez Comandos de forma simples e clara para que todos pudessem compreender as regras de conduta.

Cada Aedra diz um conselho. Estes comandos foram encontrado no livro intitulado como Os Dez Comandos dos Noves Divinos da qual o autor é anônimo:

Pela intercessão de Santa Alessia, você pode estar tão cheio de graça, e a força e a sabedoria que vem da graça, que através desses ensinamentos você pode chegar ao verdadeiro significado dos Nove Divinos e Suas glórias. Para transmitir à mente do homem, todas as múltiplas sutilezas da verdade e da virtude não podem ser feitas, todos os mares tintam, e todos os céus o pergaminho sobre o qual suas sabedoria eram escritas. No entanto, Akatosh, em Sua sabedoria, sabendo o quão impaciente é o homem, e como ele odeia viajar nas estradas difíceis da verdade, permitiu que esses dez comandos simples fossem manifestados com uma clareza poderosa e uma definição concisa.

 

  1. Stendarr diz: seja gentil e generoso com as pessoas de Tamriel . Proteja os fracos, cure os doentes e entregue aos necessitados.
  2. Arkay diz: Honre a terra, suas criaturas e os espíritos, vivos e mortos. Guarda e cuida das recompensas do mundo mortal, e não profana os espíritos dos mortos.
  3. Mara diz: Viva sóbria e pacificamente. Honre seus pais e preserve a paz e a segurança do lar e da família.
  4. Zenithar diz: trabalhe duro e você será recompensado. Gaste sabiamente, e você ficará confortável. Nunca roube, ou você será punido.
  5. Talos diz: seja forte para a guerra. Seja ousado contra os inimigos e o mal, e defenda o povo de Tamriel.
  6. Kynareth diz: use os presentes da Natureza com sabedoria. Respeite seu poder e tenha medo de sua fúria.
  7. Dibella diz: Abra seu coração aos nobres segredos da arte e do amor. Tesouro os dons da amizade. Procure alegria e inspiração nos mistérios do amor.
  8. Julianos diz: Conheça a verdade. Observe a lei. Em caso de dúvida, procure sabedoria do sábio.
  9. Akatosh diz: Sirva e obedece ao seu Imperador. Estude as Convênios. Adore os Nove, faça o seu dever e atenda os mandamentos dos santos e sacerdotes.
  10. Os Nove dizem: Acima de tudo, seja bom um para o outro.

 

Se apenas cada homem pudesse olhar para o espelho desses Comandos, e ver refletido ali a bem-aventurança que poderia envolvê-los, se ele estivesse em obediência estrita a esses Comandos, ele seria derrubado e confuso e humilde. O homem obediente pode chegar aos altares dos Nove e ser abençoado, e receber o conforto e a cura dos Nove, e dar graças pelas suas múltiplas bênçãos. Implacável, o homem perverso se afasta e abandona as simples sabedorias que lhe são concedidas pelos Novos e sábios sábios, ele vive em pecado e ignorância todos os dias da vida. Ele carrega o terrível fardo de seus crimes, e perante os homens e Deus é conhecida a sua maldade, e nenhuma bênção nem conforto podem esperar dos altares e dos santuários dos nove. No entanto, os ímpios e tolos não estão condenados, pois em suas infinitas misericórdias, os Nove disseram: “Arrepende-se e faça boas obras, e as fontes de graça mais uma vez se espalham sobre você“.

Arrependa-se dos seus crimes! Tender ao Imperador as multas do ouro, para que possam ser usadas para espalhar a Fé e seus Benefícios a todos os Homens! Faça você mesmo, bom trabalho! Resgatar sua infâmia por ações brilhantes! Mostre a todos os homens e os nove a boa fama do homem justo, e você pode novamente se aproximar dos altares e santuários da capela para receber o conforto e as bênçãos dos nove.”